VOLTAR

Tipos de aço inox para reservatório de água mineral

Na hora de escolher qual o melhor tipo de aço inox para a fabricação de um reservatório de água mineral, é importante ouvir a opinião de especialistas. Dessa forma será possível projetar um tanque do tamanho certo e com a capacidade de armazenamento de água que a empresa necessita.

Além disso, pode ser preciso instalar equipamentos totalmente customizados para os processos de filtragem de água, como o filtro removedor de ferro e manganês. Outro item comum é um filtro polidor, o filtro de respiro microbiológico e a unidade de limpeza CIP. Assim, nenhum tipo de poluente poderá afetar a qualidade da água mineral.

Aços inoxidáveis ​​são ligas de aço que contêm cromo com excelente resistência à corrosão. O cromo reage fortemente com o oxigênio para formar uma película de óxido muito fina, invisível e estável na superfície do aço inoxidável.

Esse filme é chamado de camada passiva e se forma rapidamente em atmosferas comuns. Se for danificado, um filme geralmente se cura espontaneamente. É essa camada passiva que dá ao aço inoxidável sua resistência à corrosão.

Existem muitos aços inoxidáveis ​​diferentes, com diferentes quantidades de elementos de liga adicionais para dar o melhor equilíbrio entre resistência à corrosão, propriedades mecânicas e custo. Embora simples para a maioria das aplicações, escolher o grau ideal de aço inoxidável pode às vezes ser complexo.

No entanto, os engenheiros da Jopemar ficarão felizes em fornecer todas as informações necessárias sobre os tipos de aços inoxidáveis para a fabricação do seu reservatório de água mineral.

Tipos de aço inox

Os aços inoxidáveis ​​podem ser divididos em cinco grupos: austenítico, ferrítico, duplex, martensítico e suportável por especificação. Cada um tem características diferentes e há vários graus dentro de cada grupo. Vamos nos concentrar nos graus austeníticos e martensítico de aço inox.

Aços inoxidáveis ​​​​austeníticos

O tipo de aço austeníticos é fácil de trabalhar e soldar, pois possui excelente ductilidade, tenacidade e resistência à corrosão. Eles contêm certa porcentagem de cromo e de níquel, mas também pode conter outros elementos para atingir as propriedades desejadas. O elemento extra mais comum é o molibdênio, que melhora muito a resistência à corrosão.

A soldagem deste tipo de aço inoxidável é direta, embora os procedimentos de soldagem sejam um pouco diferentes daqueles usados ​​para aço carbono. O aço austeníticos grau 304 é o mais amplamente utilizado por diferentes indústrias porque tem boa resistência à corrosão atmosférica e a muitos produtos químicos orgânicos e inorgânicos. Este grau tem excelente resistência ao impacto. É adequado para uso em uma variedade de aplicações, na verdade, é o aço inoxidável mais comum. Aliás, cerca de 60% de todo o aço inoxidável usado no mundo é grau 304.

Já o grau 304L é uma variante de baixo carbono do 304 com a mesma resistência à corrosão, mas com menos suscetibilidade à sensibilização quando soldados em espessuras de 4 mm ou mais, ou após tratamento térmico. O grau 316 é conhecido como liga marinha. A resistência à corrosão é melhorada por uma adição de molibdênio, bem como de cromo e níquel. O grau 316 tem melhor resistência à corrosão do que o grau 304 em muitos produtos químicos.

O grau 316L é usado em peças de 4 mm e mais espessas que serão soldadas, mas não recozidas após a soldagem. Já o grau 303 foi desenvolvido para melhorar a usinabilidade do grau 304. Ele é usado onde a produção envolve usinagem extensiva em máquinas de parafusos automáticos. Ele contém cromo e níquel. Enxofre ou selênio são acrescentados para dar excelentes propriedades de usinagem. Essa adição diminui a resistência à corrosão, portanto, o grau 303 não deve ser usado em água. Além disso, é menos usado atualmente.

Graus martensíticos

Este grupo contém cromo e carbono. O alto teor de carbono faz com que os graus martensíticos respondam bem ao tratamento térmico para dar alta resistência mecânica e dureza. No entanto, o carbono é prejudicial durante a união e esses graus são difíceis de soldar.

A ductilidade desses graus é limitada e eles não são trabalhados a frio. Na condição tratada termicamente, este grupo de aços inoxidáveis ​​​​mostra uma combinação útil de resistência à corrosão e propriedades mecânicas que os qualificam para uma ampla gama de aplicações. Os graus martensíticos são magnéticos em todas as condições.
 

LEIA TAMBÉM

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo.
Responderemos prontamente.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Quinta-feira: 7h00 às 12:00 - 12:45 às 17h35
Sexta-Feira: 7h00 às 12:00
FALE CONOSCO
(54) 99697-8002 RH/Fiscal/Financeiro
(54) 99924-7703 Assistência Técnica
(54) 3297-5152
(54) 3292-5152
(54) 9 9138-6835
E-MAIL
jopemar@jopemar.com.br
ENDEREÇO
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117