Produzir um vinho excelente é uma arte, mas também depende do padrão de qualidade dos equipamentos utilizados durante o processo de produção. O aço inox é um material popular para tanques de vinho porque é resistente e durável, fácil de limpar e não reage com os componentes da bebida e nem afeta o seu sabor.
Os fermentadores de vinho de aço inox podem ser projetados de maneira aberta ou fechada, dependendo das preferências do produtor. Os fermentadores abertos permitem um acesso mais fácil ao vinho durante o processo de fermentação, mas também podem ser mais propensos à contaminação. Fermentadores fechados proporcionam um ambiente mais controlado para o vinho. No entanto, podem exigir equipamentos mais especializados para limpeza e enchimento.
Tanques de aço inox
O aço inox é um dos materiais mais comuns para tanques de fermentação de mosto. Eles são duráveis e higiênicos e também permitem um controle adequado da temperatura.
O aço inox é uma liga de ferro, cromo e níquel. O mais comum pertence ao grupo dos austeníticos, um tipo de metal não magnético. Quando se trata de fermentação do mosto, o uso de tanques de aço inox oferece múltiplos benefícios.
Aqui estão alguns dos principais:
- Higiênico, estanque e hermético. - Alta capacidade de troca de calor. - Eles não requerem manutenção. - Eles são resistentes a altas pressões. - Eles podem ser transportados de um lugar para outro.
Forma e tamanho dos tanques
Não existe um formato único para tanques de vinificação. Existem várias variedades: cúbica, cilíndrica, cone, etc. A escolha depende do tipo de vinho a ser feito. Como regra geral, os cilíndricos são os mais utilizados. O tamanho dos tanques de aço inox dependerá das necessidades da vinícola e da quantidade de vinho a ser produzido. Atualmente, existem tanques para pequenos e grandes volumes.
Fermentadores de vinho
A fermentação é a etapa da vinificação com maior impacto. Cada interação do enólogo é amplificada e tem consequências de longo alcance no vinho. Por esse motivo, é importante escolher o tanque certo para o trabalho.
Essa é uma forma eficaz de realçar os sabores desejados no vinho. Existem dezenas de opções disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias vantagens. Para ajudar você a decidir, conheça agora alguns tipos fermentadores de vinho.
7 características que tornam os tanques de aço inox os melhores fermentadores de vinho:
- O aço inoxidável é inerte e impermeável ao oxigênio. - Os tanques podem ser equipados com camisas de resfriamento e isolamento para um nível ainda maior de controle sobre o processo de fermentação. - Se você optar por um modelo de volume variável poderá usá-lo tanto para fermentação de vinho tinto quanto branco, e até mesmo para o envelhecimento. - Os fabricantes podem ajustar o formato, a conicidade e a localização da porta conforme preferirem. - A manutenção de fermentadores de aço inox é fácil, basta mantê-los limpos. Desinfetá-los é simples graças ao seu interior polido e cantos arredondados. - Os fermentadores de vinho de aço inox são muito econômicos. Dependendo do seu tamanho, seu custo pode ser bem baixo. Ao contrário de outras opções, eles durarão décadas. Tanques bem conservados mantêm um bom valor de revenda, mesmo que tenham vários anos de uso. - O aço inox não é poroso por natureza, então você não precisa se preocupar com bactérias escondidas em pequenas fendas. Quando vazios, os fermentadores de aço inox são leves e fáceis de manusear por uma pessoa. Alguns vêm equipados com rodas ou saias, o que os torna mais fáceis de mover.
Especificações de um tanque de aço inox para vinho
1 - Aço inoxidável 304 ou 316 são boas opções para a fabricação de um tanque de vinho; 2 – Há opções com camisa de resfriamento de placa ou com canais de resfriamento em espiral;
3 – Possibilidade de colocar uma tampa cônica na parte superior;
4 - Com termômetro de temperatura;
5 - Possuindo válvula de amostragem;
6 - Com peneira;
7 - Se necessário, o tanque de aço inox pode ser conter isolamento.
8 - Válvula de transferência e válvula de drenagem;
9 - Chave de elevação;
10 - Com porta lateral;
11 - Superfície externa polida escovada e superfície interna.
12 - Fundo inclinado;
13 - Com perna de apoio e suportes.
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117
Cookies: Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa politica de privacidade.