Tanque de aço inox é a escolha número 1 de diferentes indústrias
Nos processos de produção industrial, seja no setor alimentar, químico, cosmético ou outro, o objetivo é a transformação de matérias-primas em um novo produto. Para realizar este processo, de modo que possa ser otimizado do início ao fim, o aço inox é o melhor material para a fabricação de tanques, seja para armazenar ou processar produtos.
As instalações da planta de processo devem ser projetadas de um ponto de vista global, sob alguns parâmetros:
1 - Higiene
Devemos levar em consideração o correto desenho dos elementos que compõem uma instalação para garantir a fácil limpeza em todo o processo produtivo. Os acabamentos do inox e das soldaduras, o desenho das ligações sanitárias, o tipo de agitador, a tipologia e a colocação estratégica de elementos para projeção das soluções de lavagem integradas nos sistemas de limpeza CIP, são alguns exemplos de elementos que garantem a qualidade final do produto.
Em setores como alimentar, cosmético e farmacêutico, as exigências nos acabamentos dos equipamentos são um ponto chave, tanto na fase de projeto como na sua fabricação. É necessário que os acabamentos dos tanques de aço inox tenham rugosidade superficial adequada para cada produto e processo, tanto para superfícies internas quanto externas. Tudo isso para garantir sempre a excelência e qualidade dos produtos fabricados.
2 - Segurança
A segurança deve ser levada em conta em diversos aspectos. Portanto, é preciso considerar a segurança das pessoas que trabalham em ambiente industrial, com equipamentos que atingem altas temperaturas e que muitas vezes contêm produtos corrosivos, tóxicos ou inflamáveis.
Os tanques de aço inox são recipientes seguros para o armazenamento desse tipo de produto. Isso porque é altamente resistente, durável e não sofre com a corrosão devido aos seus componentes de qualidade superior.
3 – Tipo de aço inox
A possibilidade de acompanhar o rastreio de cada lote de produto, desde a matéria-prima mais básica, passando por todos os processos de fabricação, armazenamento e transporte até chegar ao consumidor é um fator essencial na indústria hoje. Além disso, dado o nível de exigência do mercado e os elevados níveis de concorrência, usar tanques de aço inox para aumentar a eficiência das operações é um recurso essencial. É fundamental ter acesso a informações sobre as características do aço inox para tomar a melhor decisão de acordo com o tipo de produto a ser armazenado e processado.
4 - Meio ambiente
O impacto ambiental é uma realidade. Não só pela geração de resíduos e poluição da atmosfera e da hidrosfera, mas também pela ocupação do espaço e pelo consumo incessante de recursos naturais. Portanto, devemos estar conscientes e pensar desde as fases de concepção, até a utilização que fazemos dos tanques de aço inox que são 100% recicláveis.
5 - Dimensões do equipamento
Existem dimensões padronizadas que podem orientar na realização do projeto do tanque de aço inox. Dependendo da densidade do produto, é preciso fazer um cálculo para saber qual é o melhor formato e capacidade de armazenamento para que assim possa atender os requisitos da industria em questão, seja de alimentos, bebidas, produtos químicos ou outras.
Cada planta e instalação possuem restrições específicas quanto às dimensões. Da mesma forma, cada empresa armazena seu produto e fabrica seus lotes em quantidades distintas. Afinal, cada setor industrial tem uma necessidade diferente no que diz respeitos aos tanques de aço inox.
Portanto, o tipo de aço inox deve ser selecionado com base nas características do produto. Para isso devemos verificar as tabelas de corrosão e verificar a tipologia do processo. Além disso, é preciso verificar o espaço disponível para a instalação. Em alguns casos, em locais onde há dificuldade de acesso do tanque montado, a montagem pode ser feita in loco.
Os principais materiais para fabricação de tanques industriais são:
- Aço carbono (ferro) - Aço inoxidável
Dependendo do produto a ser contido, é necessário um determinado material. No setor alimentício e cosmético, por exemplo, os tanques são fabricados em aço inoxidável. Por outro lado, no setor químico podemos encontrar um maior número de equipamentos fabricados em aço carbono.
Por isso é necessário desenvolver um projeto bem estruturado para as linhas de processo e serviços auxiliares à capacidade de produção desejada. Para assim garantir a eficiência do tanque de aço inox em cada fase do processo.
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117
Cookies: Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa politica de privacidade.