Saiba por que o aço inox é a melhor solução para tanques industriais
Existe uma grande diversidade e tipos de tanques industriais, sendo a maioria fabricados em aço inox. Dependendo do setor e do tipo de produto, devem atender a uma série de requisitos. Características como densidade, ação corrosiva do produto, se é inflamável, se requer aquecimento, resfriamento, agitação, etc. determinam diretamente o projeto do tanque. Portanto, são projetados e fabricados sob medida para diversos setores industriais.
O que são tanques de armazenamento?
Chamamos tanques de armazenamento um recipiente normalmente fabricado em formato cilíndrico, preparado para armazenar, processar e conservar produtos líquidos ou sólidos. Eles podem ser feitos de aço carbono ou aço inox.
No entanto, vamos nos concentrar em tanques feitos de aço inox. Pois bem, é o tipo de material mais utilizado nos setores alimentícios, químicos, cosméticos e farmacêuticos.
Projeto do tanque de aço inox
Tendo em conta as características do produto e a função que um tanque de deve cumprir, é preciso considerar uma série de fatores para o seu projeto:
Qualidade do aço inox
Dependendo das tabelas de corrosão e compatibilidade do produto, a qualidade do aço inox e os acabamentos da solda podem variar. As qualidades mais comuns são: AISI-304 e AISI-316.
Formato e tipos de fundos
Geralmente, os tanques são fabricados em formato cilíndrico, embora também possamos encontrar tanques retangulares. Porém, o custo extra como reforços adicionais, faz com que estes sejam menos comuns. No que se refere ao fundo, a pressão de trabalho ou a facilidade de esvaziamento são exemplos de parâmetros que determinam o tipo de fundo mais adequado.
Existem muitos fundos, embora estes sejam os mais comuns: fundo plano e fundo cônico. Dependendo do diâmetro do tanque e da capacidade necessária, obteremos a quantidade de ponteiras necessárias.
Espessuras de chapa
A espessura da chapa é calculada usando diferentes códigos de cálculo. Eles levam em consideração:
- Diâmetro do tanque - Pressão de trabalho - Altura manométrica - Fator de resistência do material - Fator de segurança - Fator de eficiência conjunta
Conexões e acessórios
A configuração básica de um tanque de aço inox padrão terá pelo menos estes acessórios: - Ventilação que permite a entrada e saída de ar. - Alças de elevação que permitem a manipulação para colocação. - Acesso ao interior do tanque. - Entrada e saída de produto - Níveis Dependendo do grau de automação e das conexões necessárias, o número de acessórios aumentará.
Tipos de tanques de aço inox
Dependendo do produto/processo, um tanque pode sempre ser projetado com várias das seguintes características:
Parede única Tanques de parede única são comumente usados para armazenar qualquer tipo de produto em temperatura ambiente. Este tipo de tanque normalmente é utilizado quando o produto não necessita de nenhum processo térmico ou de agitação.
Tanques isotérmicos Possuem câmara de isolamento e revestimento externo em aço inox ou alumínio. Sua principal função é isolar termicamente, preservando a temperatura do produto em seu interior, além de evitar perdas de energia de frio ou calor para o exterior.
Tanques de agitação/misturadores Este tipo de tanque está equipado com agitação vertical, lateral, etc. para tanques que exigem ótima transmissão de temperatura e/ou manutenção homogênea para produtos que tendem a se separar por densidade ou que possuem partículas em suspensão e que tendem a precipitar. Sua principal função é conseguir uma mistura ideal do produto através dos sistemas de agitação: - Mistura - Dispersão - Emulsão - Manutenção homogênea - Transmissão de temperatura
Tanques assépticos Chamamos tanques assépticos aqueles que podem ser esterilizados com vapor e em certos casos necessitam de inertização, normalmente com nitrogênio, devido à natureza do produto, que exige evitar o contato com o ar ambiente. Esta inertização é realizada por meio de uma válvula especial.
Tanques de armazenamento de pressão Muitos produtos requerem armazenamento sob pressão positiva, para inertização. Este regime de trabalho permite uma melhor conservação do produto. Evitando que o ar o oxide. Para isso, são utilizadas válvulas especiais que permitem regular a entrada de ar estéril ou nitrogênio, mantendo a pressão constante.
O projeto do tanque pode incluir válvulas de segurança especiais para ventilação. A espessura da chapa, bem como a sua morfologia devem ser adaptadas a cada caso particular. Tanques de aço inox com grande capacidade de armazenamento, em muitos casos, não podem ser transportados por via terrestre, a solução é a fabricação nas instalações do cliente.
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117
Cookies: Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa politica de privacidade.