VOLTAR

O que é um agitador industrial para tanques de mistura?

Há uma infinidade de agitadores industriais para tanques de mistura: verticais, horizontais, com diferentes tipos de hélices, etc. Cada um tem uma aplicação específica dependendo do produto e do processo.

Para realizar qualquer tipo de processo industrial, e com o objetivo de otimizá-lo do início ao fim, as instalações da planta de processamento devem ser projetadas a partir de uma perspectiva integral, com base em 5 parâmetros: eficiência, higiene, segurança, rastreabilidade e meio ambiente.

A escolha apropriada de um agitador industrial depende da aplicação, da velocidade de produção, do tipo de fluxo gerado no material misturado e das diferentes viscosidades manipuladas na produção.

O que é um agitador industrial?

Agitadores industriais são comumente usados ​​em instalações com tanques ou reservatórios de processamento de líquidos, exigindo um movimento rotativo dentro do recipiente para realizar vários processos físicos. Eles são usados ​​em tanques de mistura ou reatores.

Geralmente, o equipamento de agitação consiste em um recipiente cilíndrico (fechado ou aberto) e um agitador mecânico, montado em um eixo e acionado por um motor elétrico.

A agitação é utilizada em um grande número de processos, cujos objetivos podem ser:

- Suspensão de partículas sólidas
- Mistura de líquidos miscíveis
- Dissolução de produtos sólidos em um líquido
- Dispersão de um gás em um líquido na forma de pequenas bolhas
- Dispersão de um segundo líquido, imiscível com o primeiro, para formar uma emulsão ou suspensão de pequenas gotículas
- Facilitar a transferência de calor entre o líquido e uma bobina ou camisa

Como funciona um agitador industrial?

Existe uma grande diversidade e tipos de tanques de armazenamento. Dependendo do setor e do tipo de produto a ser armazenado, eles devem atender a uma série de requisitos. Um agitador consiste em um motor elétrico, uma lança ou eixo, o selo mecânico e as hélices.

Motor elétrico
O motor elétrico determina a velocidade de rotação com base em sua potência e rpm. Eles podem ter um conversor de frequência para regular as revoluções.

Eixo
Dependendo das dimensões do tanque, o eixo deve ter um comprimento e diâmetro específicos para evitar vibrações indesejadas. Em alguns casos, é necessário utilizar uma guia inferior, colocada no fundo do tanque, para evitar esse problema.

Selo mecânico
O selo mecânico é o elemento que veda o tanque para permitir a entrada do eixo e evitar vazamentos.

As hélices
Existem diferentes tipos de hélices. Com eles podemos gerar correntes paralelas ao eixo do agitador, bem como correntes em direção tangencial ou radial. Eles são chamados de  fluxo axial e fluxo radial, respectivamente.

Os três principais tipos de hélices usadas na indústria são:

Hélice marítima: Agitadores de fluxo axial. Eles são eficazes em grandes tanques para homogeneizar, suspender e promover a troca de calor. Eles operam em alta velocidade e são usados ​​para líquidos de baixa viscosidade.
Lâminas: São constituídas por uma ou mais lâminas planas que giram em um eixo vertical em velocidades baixas ou moderadas no centro do tanque. Eles são usados ​​para os casos mais simples de agitação ou mistura. 
Turbinas: Agitadores com múltiplas pás curtas que giram em altas velocidades em um eixo montado no centro do tanque, gerando principalmente correntes radiais e tangenciais. Eles são eficazes para uma ampla gama de viscosidades.

Montagem de agitadores

Dependendo da geometria do tanque e das necessidades do processo, os agitadores podem ser montados verticalmente, horizontalmente ou submersos, sendo a primeira configuração a mais comumente utilizada.

A escolha do agitador deve ser feita de acordo com a aplicação necessária. O sucesso de muitas operações industriais depende, entre outros fatores, da agitação e mistura de fluidos, que devem ser eficientes.

Sistema CIP de limpeza

O sistema CIP pode limpar e esterilizar em um sistema fechado sem a necessidade de desmontagem. CIP é a abreviação de "Cleaning-in-Place", que significa "limpeza no local". Esse sistema é usado principalmente nas indústrias de bebidas, laticínios, sucos, farmacêutica e de alimentos.

A limpeza CIP é um sistema central integrado. Possui indicador de condutividade e sistema de controle PLC, que permite limpeza direta. O sistema CIP pode limpar mais de duas áreas ao mesmo tempo. Graças a isso o tempo de limpeza é drasticamente reduzido. Ele pode ser introduzido em tanques de armazenamento e reservatórios de água, entre outras possibilidades de uso.
 

LEIA TAMBÉM

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo.
Responderemos prontamente.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Quinta-feira: 7h00 às 12:00 - 12:45 às 17h35
Sexta-Feira: 7h00 às 12:00
FALE CONOSCO
(54) 99697-8002 RH/Fiscal/Financeiro
(54) 99924-7703 Assistência Técnica
(54) 3297-5152
(54) 3292-5152
(54) 9 9138-6835
E-MAIL
jopemar@jopemar.com.br
ENDEREÇO
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117