Avanços tecnológicos impulsionam a indústria do aço inox
A indústria siderúrgica existe desde o final do século XVIII. Uma época em que a revolução industrial trouxe designs inovadores que dependiam das qualidades vantajosas do aço para realizá-los. No entanto, só avançou ainda mais com o tempo, especialmente em termos de tecnologia e modernização.
Graças aos atuais avanços tecnológicos, a fabricação de aço tornou-se ainda mais eficiente em termos de tempo e custo. Com a tendência crescente de desenvolvimento, novos avanços tecnológicos podem melhorar ainda mais a indústria, aumentando a satisfação do cliente e reduzindo o seu impacto ambiental.
Hoje, há novas formas de produzir com baixo custo e com melhor qualidade, por isso os processos básicos de produção de aço na indústria siderúrgica são constantemente otimizados.
O surgimento do aço inox causou uma grande revolução na indústria e, ao longo dos anos, tornou-se um material essencial para vários setores de mercado, graças às suas propriedades anticorrosivas e resistentes à ferrugem.
Embora o aço inox tenha sido inicialmente utilizado para a fabricação de talheres, hoje esse material é amplamente usado para a fabricação de tanques e reservatórios de água mineral, bem como outros produtos.
O que é aço inox?
O aço inox é uma liga de ferro com no mínimo 10,5% de cromo. O cromo produz uma fina camada de óxido na superfície do aço, conhecida como “camada passiva”. Por isso o chamamos de “inox”, pois sua oxidação ocorre no processo de fabricação do aço e não na sua utilização. Isto evita qualquer corrosão adicional da superfície. Ao aumentar a quantidade de cromo, obtém-se maior resistência à corrosão.
O aço inox também contém quantidades variadas de carbono, silício e manganês. Outros elementos, como níquel e molibdênio, podem ser adicionados para conferir outras propriedades úteis, como melhor maleabilidade e maior resistência à corrosão.
Robótica e automação
Duas das maiores tendências que melhoram rapidamente a indústria são a robótica e a automação. Os robôs industriais surgiram devido à crescente necessidade de segurança dos trabalhadores da indústria siderúrgica. Por exemplo, o uso de metal líquido pode potencialmente ferir os funcionários se qualquer movimento for mal calculado.
Melhor ainda, com o uso frequente da robótica para a criação de produtos, os fabricantes também notaram uma grande melhoria na qualidade. Eles não apenas economizam dinheiro ao diminuir a carga de trabalho e produzir um produto mais preciso, mas também otimizam a eficiência ao acelerar o tempo de entrega.
A automação também ajuda as empresas a fornecer produtos de alta qualidade de forma mais consistente. Antes, a amostragem e os testes de aço exigiam o uso de práticas perigosas, como o envio de trabalhadores usando equipamentos de proteção, onde as temperaturas atingiam consistentemente mais de 2.000° Fahrenheit. Agora, a tecnologia automatizada pode medir regularmente a temperatura e os níveis de oxigênio sem arriscar o pessoal.
A impressão 3D é outro avanço emergente que cria grandes vantagens para a produção de aço. As empresas que utilizam esta tecnologia ajudam os designers a criar estruturas exatas em formas orgânicas que são difíceis tanto em termos de habilidade como de tempo, se não impossíveis por mãos humanas.
Sustentabilidade
O processo produtivo do aço inox tornou-se mais sustentável nos últimos anos graças aos avanços tecnológicos. As siderúrgicas modernas estão adotando práticas mais ecológicas, como a recirculação de água e a captura de emissões, reduzindo assim a sua pegada ambiental.
O aço inox é um material amplamente reconhecido pela sua sustentabilidade devido a uma série de características inerentes que o tornam amigo do meio ambiente ao longo do seu ciclo de vida. Ele é altamente reciclável, e grande parte da produção global é baseada em material reciclado, o que reduz a demanda por matéria-prima e diminui a energia necessária na produção.
Juntas, essas qualidades fazem do aço inox uma escolha sustentável para tanques e reservatórios de água mineral, contribuindo para a conservação de recursos e a redução de impactos ambientais.
Conclusão
O aço inox é uma escolha inteligente numa ampla gama de aplicações graças à sua resistência à corrosão, durabilidade, higiene, versatilidade, sustentabilidade e capacidade de suportar altas temperaturas. Este material é um exemplo perfeito de como a inovação na metalurgia melhorou significativamente a qualidade e a eficiência em vários setores.
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117
Cookies: Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa politica de privacidade.