VOLTAR

Tanque de aço inox para a produção de sucos

Atualmente são disponibilizados para venda em supermercados, diversos tipos de sucos industrializados. Desde o tradicional suco de uva, até outros sabores menos conhecidos, praticamente todos os sucos que hoje são vendidos são pasteurizados ou ficam armazenados em tanques de aço inox antes de chegarem à mesa do consumidor.

Desde 14 de julho de 1994, data em que foi sancionada a Lei nº 8.918, os fabricantes de suco são obrigados a deixar claro para seus consumidores o tipo de suco em que está sendo comercializado. Tal informação, geralmente, é disposta nas caixas ou embalagens individuais em que o produto é disponibilizado, como em garrafas, por exemplo.

Conforme anteriormente dito, o tanque de aço inox possibilita a produção de sucos dos mais variados tipos. Falaremos brevemente de cada um deles a seguir:

O principal suco produzido nos reservatórios de aço inox é o suco integral, categoria em que se destaca o suco de uva. Nesse tipo de suco, é proibido adicionar açúcar, de forma que seja totalmente preservado o sabor e aroma natural da fruta.

Outro tipo de suco bastante produzido em tanques de aço inox são os sucos tropicais, que são obtidos pela dissolução da polpa de frutas tropicais em água. Para garantir a boa qualidade dos sucos, é importante que o suco não seja fermentado e com cor e aroma das frutas garantidos. No Brasil, as frutas tropicais mais conhecidas são abacaxi, acerola, açaí, caju, carambola, goiaba, jabuticaba, manga, maracujá, melão, pitanga, tamarindo e carambola. Nas prateleiras de supermercados, é possível encontrar hoje uma grande variedade desses sucos, inclusive sabores compostos pela mistura de mais de uma fruta.

Há também o suco concentrado, cuja concentração se dá pela desidratação de sólidos. Para ser considerado concentrado, o suco deve ter um Brix (escala numérica do índice de refração) equivalente a 65. Esse tipo de suco pode ser armazenado e tratado por enólogos e outros especialistas no tanque de aço inox.

O suco desidratado também é pulverizado e com unidade relativa máxima de 3%. Como é vendido em forma de pó, esse suco, após o período de tratamento e armazenamento no reservatório de aço inox é desidratado. Há também quem compre o suco desidratado para depois reprocessá-lo até sua concentração natural, diluindo-o em água, nesse caso, o recebe a nomenclatura de suco reprocessado.

Vimos que em todos os tipos de suco, praticamente, o tanque de aço inox é utilizado para o armazenamento ou preparo. Diariamente, químicos ou biólogos coletam amostras do suco no tanque de aço inox e as analisam em laboratório, verificando sempre o Brix, até que a escala esteja no grau desejado.

A pasteurização, processo presente em diversos tipos de suco industrializado, também é feita no tanque de aço inox e tem por objetivo retirar as impurezas, bactérias e contaminações que o suco possa vir a ter.

No final do processo, a última etapa para que o suco passa antes de ser comercializado é a embalagem, geralmente feita em garrafas de vidro ou, no caso dos sucos pasteurizados, também em caixinhas de papelão cartonadas, assim como o leite.

Percebe-se que os tanques de aço inox tem grande participação na produção dos sucos de diversos tipos e muito contribuem para que esse produto chegue até o consumidor final.

LEIA TAMBÉM

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo.
Responderemos prontamente.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Quinta-feira: 7h00 às 12:00 - 12:45 às 17h35
Sexta-Feira: 7h00 às 12:00
FALE CONOSCO
(54) 9 9697-8002 RH/Fiscal/Financeiro
(54) 3297-5152
(54) 3292-5152
(54) 9 9138-6835
E-MAIL
jopemar@jopemar.com.br
ENDEREÇO
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117